terça-feira, 24 de novembro de 2009

Exposição de fotos retrata 150 anos de ação humanitária do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) .

A exposição de fotos "CICV: 150 anos de ação humanitária" chega à estação Cardeal Arcoverde na próxima quinta-feira, dia 26 de novembro, em uma iniciativa com o apoio do Metrô Rio.


Ao narrar a história singular do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho ao longo do último século e meio, esta exposição quer mostrar que há esperança mesmo nos momentos mais difíceis de desespero, e que a dignidade humana é duradoura e universal.  
 

Desde a guerra de secessão nos Estados Unidos até os conflitos do começo do século XXI, a lente do fotógrafo sempre esteve presente, captando momentos de coragem, dignidade, desafio e esperança em meio à dor e ao sofrimento. Esta exposição de fotos é mais do que uma história das guerras e outras situações de violência ocorridas ao longo dos últimos 150 anos. Para o CICV, cada uma destas fotografias é um incentivo à abertura e à solidariedade. 


No Rio de Janeiro, o público poderá ver imagens históricas, muitas delas emblemáticas, de conflitos armados e outras situações de violência com consequências humanitárias irreparáveis. Há também fotos da atualidade. Quatro fotógrafos da respeitada VII Agency viajaram, em 2008 e 2009, a oito dos cerca de oitenta países onde atua o CICV. Por fim, integram a exposição fotografias do trabalho humanitário da Cruz Vermelha no Brasil e em países vizinhos.
 
A exposição fotográfica é parte da campanha mundial "Nosso Mundo. Sua Ação", lançada em 2009 em homenagem ao aniversário da fundação da maior rede humanitária do mundo.  Em 1859, em Solferino, um povoado da Itália, foi travada uma batalha que causou cerca de 38 mil vítimas. A ação de um homem, Henry Dunant, que organizou os civis da zona para assistir os feridos, levou à criação da Cruz Vermelha.  O gesto de Dunant se multiplicou ao longo dos últimos 150 anos.

--

Apoio

Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc) http://arfoc.org.br

Nenhum comentário: