CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO UBM PROMOVE DEBATE
I CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO: BALANÇO E PERSPECTIVAS
Os debatedores convidados são:
- Nilo Sérgio Gomes – jornalista, professor universitário e diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro;
- Tião Santos – radialista, ex-presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) e coordenador do Movimento Viva Rio;
- Álvaro Neiva – jornalista e membro do Coletivo Intervozes de Comunicação Social;
- Denise Viola - radialista e membro da Rede de Mulheres em Comunicação;
- Jean Oliveira – estudante de Jornalismo e membro da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação (Enecos).
Segundo o coordenador do evento o professor e Jornalista Álvaro Britto, a importância do debate foi reconhecida pelas entidades da sociedade civil da nossa região, organizadas no Fórum por uma Comunicação Ética e Democrática do Sul Fluminense, que resolveram participar e se envolver na sua divulgação. O referido Fórum foi criado na I Conferência de Comunicação do Sul Fluminense, etapa regional da Conferência Nacional de Comunicação, cuja solenidade e debate de abertura foram realizados no UBM em agosto de 2009.
A CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO
De 14 a 17 de dezembro de 2009, Brasília sediou a I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) com o tema "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital". Pela primeira vez, representantes da sociedade civil, movimentos sociais, empresários e poder público, totalizando 1684 delegados de 27 estados brasileiros, reuniram-se para debater democraticamente políticas públicas para a Comunicação. Ao final, foram aprovadas 665 propostas. O presidente Lula participou da abertura do evento.
A região Sul Fluminense foi representada por cinco delegados, eleitos na Conferência Estadual de Comunicação, realizada em outubro de 2009 na UERJ. São eles: Álvaro Britto (Jornalista, professor do UBM e diretor do Sindicato dos Jornalistas do RJ); Fabiana Longo (Jornalista graduada no UBM e ex-diretora do DCE-UBM); José Roberto Maninho (Abraço-RJ); Beth Rezende (Assessora do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda); e Gabriela Misael (Jornalista graduada no UBM e Assessora da Prefeitura Municipal de Barra Mansa).
As propostas aprovadas na Confecom partem do princípio de que a Comunicação é um direito humano como a saúde, educação e moradia e que deve estar a serviço da vida em primeiro lugar. A criação do Conselho Nacional de Comunicação e seus desdobramentos estaduais e municipais; restrição à publicidade infantil; fim dos monopólios e da propriedade cruzada dos meios de comunicação; necessidade do diploma superior para o exercício profissional do jornalismo; universalização da banda larga e inclusão digital; fortalecimento do sistema público de comunicação e incentivo a rádios e TVs comunitárias e universitárias foram algumas das deliberações que apontam nessa direção, sendo que a maioria delas já é realidade em diversas democracias do mundo.
Aqui no Sul Fluminense, foi criado o Fórum por uma Comunicação Ética e Democrática. O seu objetivo é a divulgação, debate e implementação, no nível regional, das propostas aprovadas na I Confecom.
Fonte: NCS UBM
Comissão Estadual Rio Pró Conferência Nacional de Comunicação
--
Maninho, Abraço RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário