--
Maninho, Abraço RJ e nossa marca registrada.
www.abracorj.org.br
1ª CONECOM no Rio de Janeiro
É preciso refletir com muita calma na questão da Comunicação, e de quem a define
AD News - Notícias - Publicidade
19/10/09
AUDITÓRIOS RESERVADOS
Horário disponível : 8h as 19h
AUDITÓRIOS:
Sexta-feira, 30/10 :
Auditório 51 – 5º andar
Auditório 53 – 5º andar
Auditório 71 – 7º andar
Auditório 91 – 9º andar
Auditório 113 - 11º andar
AUDITÓRIOS:
Sábado, 31/10:
Auditório 33 - 3º andar
Auditório 51 – 5º andar
Auditório 53 – 5º andar
Auditório 71 – 7º andar
Auditório 91 – 9º andar
Auditório 113 - 11º andar
1ª Edição - Direito de antena
30, sexta - inscrições de 8h às 13h 13h15 - solenidade de abertura, com presença do gov Sérgio Cabral 31, sáb - inscrições de 8h às 13h 10h - 11h - plenária de aprovação do regimento 11h - 12h - fala de 20 min para cada segmento 13h-14h - almoço 14h - 19h - Grupos de Trabalho por eixos (um para cada) 01,dom - 10h-13h - plenária por segmento, eleição dos delegados à etapa nacional 13h - 14h- almoço 14h-17h - plenária final |
26/10/2009 Redação* FNDC
Jacson Segundo - Observatório do Direito à Comunicação
22.10.2009
--
Maninho, Abraço RJ
www.abracorj.org.br
www.arcomsulfluminense.blogspot.com
www.arcomserrana.blogspot.com
www.arcombaixada.blogspot.com
www.arcomnortefluminens.blogspot.com
A Conferência reúne os municípios de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Conchal e Cosmópolis, e será realizada no dia 24 de outubro de 2009, a partir das 8h30, na sede da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu – rua XV de Novembro, 60 - centro.
O tema da Conferência é Comunicação: meios para construção de direitos e de cidadania na era digital. Os debates terão como centro e eixo Cidadania; direitos e deveres. A Conferência seguirá a seguinte programação.
8h30 às 9h30 – credenciamento.
9h – abertura política.
9h30 – leitura e aprovação do regimento interno.
9h50 – Exposição 1 - Os desafios da 1ª Conferência Nacional de Comunicação.
10h35 – Exposição 2 – A importância do direito à Comunicação.
11h25 – Intervalo.
11h40 – Debate.
12h30 – Aprovação das propostas e encerramento da Conferência Intermunicipal
Conferência reivindica o aumento de potência e de canais para as rádios comunitárias
A importância do Estado para a democratização da comunicação
Financiamento público é prioridade para as Rádios Comunitárias
Rádios comunitárias querem proteção contra interferência e abuso de poder
A importância do Estado para a democratização da comunicação
As rádios comunitárias são um instrumento para construir a cultura livre
CONFERÊNCIA DO PIAUÍ JÁ TEM PROGRAMAÇÃO
Conferência de Comunicação do Piauí acontece de 29 a 31 de outubro, no Rio Poty Hotel em Teresina. O Piauí realizou SEIS conferências Territoriais (intermunicipais), elegeu 158 delegados da capital e do interior do Estado. Foram apresentadas mais de 200 propostas de Políticas Públicas de Comunicação para os Municípios, para o Estado e para o Brasil. A Comissão Organizadora, que se reúne semanalmente desde o mês de abril, fechou hoje (14.10) a programação da conferência.
29.10 (quinta-feira) – Solenidade de Abertura
19h00 – Formação da mesa
- Hino do Piauí
- Fala – resgate das Conferências Territoriais (Oscar de Barros do FNDC-PI)
- Vídeo – Conferências Territoriais (preparado pela CCom-PI)
- Fala Sociedade Civil Empresarial (Será definida pelos representantes dos empresários)
- Fala Sociedade Civil organizada – (João de Moura do SINTTEL)
- Fala do Coordenador de Comunicação do Estado (Wellington Soares)
- Fala do Governador (Wellington Dias)
- Desfaz-se a mesa
- Conferência Magna – Deputada Federal Luiza Erundina- representante da Câmara na comissão organizadora da CONFECOM
30/10 (sexta-feira)
08h00 – Leitura e aprovação do regimento Interno da Conferência Estadual de Comunicação
08h30 – Mesa redonda
- Eixo 1 – Produção de Conteúdo (representante do Intervozes)
- Eixo 2 – Meios de Distribuição (Marcus Manhães – Fundação CPqD)
- Eixo 3 – Cidadania: direitos e deveres ( Profª. Dra. Alexandra Bujokas - Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
- Mediador: Jessé Barbosa (Diretor da Unidade de Políticas Públicas de Comunicação – Governo do Piauí)
Serão 30min para cada exposição e 30min para perguntas à mesa
10h30 – intervalo
11h00 – Grupos de trabalho por eixo temático
Eixo 1 – Coordenadores: Orlando Berti (UESPI) e Wilma Rocha (Fundação ANTARES)
Eixo 2 – Coordenadores: Humberto Coelho (ARCEP) e Ricardo Campos (ABRACO)
Eixo 3 – Coordenadores: Oscar de Barros (FNDC-PI) e Ana Claudia (Fundação CEPRO)
12h30 – Almoço
14h00 – Continuação dos grupos de trabalho por eixo temático
16h30 – Intervalo
17h00 - Continuação dos grupos de trabalho por eixo temático
18h00 – Encerramento do dia
19h30 – Apresentações de artistas locais (música, teatro e dança)
31/10 (Sábado)
08h00 – Lançamento do comitê do FNDC no Piauí
08h30 – Plenária - Coordenador: João de Moura (SINTTEL)
10h30 – Intervalo
11h00 – Eleição dos delegados para a Conferência Nacional
12h00 – Apresentação dos delegados no Plenário
13h00 – Almoço/encerramento
Até o dia 20 sairá o caderno preparatório da Conferência do Piauí que será enviado para todos os delegados antecipadamente. Além dos delegados estima-se que participem mais de 200 convidados com direito a voz nos debates dos GT's.
Jessé Barbosa
Diretor da Unidade de Políticas Públicas de Comunicação – Governo do Piauí
Mário Augusto Jakobskind foi expulso do Uruguai em 1981, em plena ditadura militar, quando cobria a posse do então presidente militar, general Gregório Alvarez
A cerimônia será realizada na sede da Prefeitura de Montevidéu, às 18:30, e será presidida pelo Prefeito Ricardo Erlich, da Frente Ampla.
Na quarta-feira, 21 de outubro, Jakobskind estará lançando, ainda na capital uruguaia, o livro de sua autoria A pesar del bloqueo, 50 años de revolución. Trata-se de um livro-reportagem elaborado pelo autor durante as várias passagens em Cuba.
--
Maninho, Abraço RJ e nossas marcas registradas.
www.abracorj.org.br
www.arcomsulfluminense.blogspot.com
www.arcomserrana.blogspot.com
www.arcombaixada.blogspot.com
www.arcomnortefluminens.blogspot.com
A I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) registra uma sequência de fatos inusitados, que preocupam todos aqueles envolvidos com o processo desde antes da sua convocação. Anunciada em janeiro, a Confecom só veio a ter sua Comissão Organizadora (CO) constituída em 1o de junho, assumindo como responsabilidade prioritária a aprovação do Regimento Interno do processo, que definiria seus objetivos e regras principais de funcionamento. O prazo estabelecido na segunda reunião da CON foi 1o de julho. No entanto, tal meta se mostrou impossível em razão da instalação de um impasse provocado por representantes do setor empresarial na CO, que ameaçaram se retirar da instância e do processo caso o Regimento Interno não contemplasse, nos princípios e objetivos, diretrizes de sua agenda política.
Após uma longa sequência de reuniões envolvendo os três ministros responsáveis pela iniciativa – Hélio Costa, das Comunicações; Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social do governo federal; e Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República –, seis das oito associações empresariais integrantes da Comissão oficializaram sua retirada do processo, com a aprovação do Regimento Interno no dia 1o de setembro a partir de um acordo envolvendo a proporção dos delegados à etapa nacional e o quórum para deliberação de "temas sensíveis". Para além da preocupação com os termos restritivos que nortearam a conclusão da norma, emergiu como receio central o exíguo calendário, com cerca de dois meses somente para realizar as etapas preparatórias e estaduais, até o dia 8 de novembro.
Enquanto os diversos atores envolvidos no processo nos estados se esforçavam para conseguir efetuar a convocação das suas etapas, a instalação de suas Comissões Organizadoras e a aprovação de seus respectivos regimentos, a Comissão Organizadora Nacional manteve suas reuniões semanais para encaminhar normas complementares ao Regimento Interno da Confecom. Para o dia 8 de outubro foi agendada reunião com vistas a aprovar resolução que definiria as regras para a realização das Conferências Estaduais, contendo diretrizes para os procedimentos de inscrição, credenciamento, debate, votação de propostas e eleição de delegados à etapa nacional. O encontro foi cancelado sem justificativa.
Nessa terça-feira, 13 de outubro, o presidente da Comissão Organizadora e consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, comunicou aos membros da instância novo cancelamento, anunciando que o próximo encontro acontecerá apenas no dia 20 de outubro, agora novamente com a presença dos três ministros responsáveis.
Esta decisão demonstra imensa falta de consideração para com o desenvolvimento do processo da Confecom nos estados, uma vez que diversas Comissões Organizadoras Estaduais estão na iminência de aprovar seus regimentos e aguardavam apenas a aprovação da mencionada resolução da Comissão Organizadora Nacional nesta quinta-feira, 15 de outubro. A iniciativa se mostra mais problemática se considerado que a jornada de Conferências Estaduais está marcada para começar neste dia 24 e 25 de outubro, na Bahia, se estendendo pelo conjunto das demais Unidades da Federação nos dois finais-de-semana seguintes.
Embora o governo federal tenha recentemente anunciado de maneira unilateral o adiamento da etapa nacional para o período de 14 a 17 de dezembro, não houve qualquer comunicado do adiamento das etapas estaduais. Desta forma, o adiamento da reunião da Comissão Organizadora do dia 15 de outubro para o dia 20 do mesmo mês, apenas 4 dias antes da realização da primeira Conferência Estadual, traz em si grande risco de comprometimento desta importante fase do processo.
Tal decisão está represando a definição de diretrizes demandadas urgentemente pelos responsáveis pelo processo nos estados em favor de novos reclames do segmento empresarial em razão de dificuldades de acompanhamento das etapas estaduais. Não é possível que a Confecom, às vésperas de sua fase mais importante, seja novamente paralisada por ameaças dos grupos empresariais que insistem em condicionar sua participação ao controle do processo. A Confecom é uma conquista da sociedade brasileira e deve ser tratada com responsabilidade, especialmente por referir-se a um setor com déficit histórico de participação popular.
A aprovação da resolução sobre metodologia das estaduais faz-se urgente, sem chocar-se com qualquer tipo de encontro com a presença dos ministros responsáveis. Na impossibilidade disso, ao menos faz-se necessário o adiamento dos prazos para realização para as etapas estaduais mantendo o limite de 20 dias até o acontecimento da nacional.
Brasília, 15 de outubro de 2009.
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Documento foi assinado por Everton Rodrigues (movimento Música Para Baixar), José Sóter (coordenador nacional da Abraço), Renato Rovai (do Fórum de Mídia Livre), Josué Franco Lopes (dirigente da executiva nacional da Abraço) e diversas rádios comunitárias presentes no evento.
Leia o documento abaixo:
Parceria entre Movimento Música para Baixar - MPB e Associação Brasileira de Rádios Comunitárias - Abraço
Brasília, 09 de outubro de 2009
A Abraço e o MPB resolvem:
Como resultado do painel "Debate sobre direito autoral nas rádios comunitárias" realizado durante o 1º Seminário Rede Abraço de Rádio Comunitária, resolvemos encaminhar parceria entre a Abraço e o Movimento Música Pra Baixar, com o objetivo de veicular músicas do MPB nas emissoras a ela associadas, valorizando sempre a música local.
A Abraço e o MPB convidarão o projeto culturadigital. br para participar da implementação desta proposta, que visa:
Criar um agregador com interface de pesquisa para músicas com licenças livres e articuladas com o movimento MPB, ou seja, um repositório de música livre.
Organizar bancos de músicas já existentes e disponibilizar espaço na rede para hospedar as demais.
Permitir que os usuários (as) não só possam subir as músicas, como indexá-las e classificá-las.
Notificar o ECAD para aceitar as licenças Creative Commons, para evitar o repetitivo trabalho de cada artista avisar que suas músicas serão livres para tocar nas rádios comunitárias.
Estimular os artistas locais,a licenciarem suas obras em Creative Commons para execução nas rádios e TVs comunitárias.
Maninho, Abraço RJ, Nacional www.abracorj.org.br
TV DIGITAL
As normas brasileiras de TV digital foram reconhecidas pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), braço regulador de telecomunicações da ONU. As normas, já publicadas pela ABNT, foram aprovadas por todos os países membros da organização e foram publicadas no portal da UIT nas línguas oficiais do órgão (inglês, árabe, chinês, espanhol, francês e russo). Os aspectos técnicos do
Ginga-NCL, que compõe o padrão de middleware adotado no Brasil, podem ser encontrados na recomendação UIT-R BT.1699; enquanto as inovaçõesapresentadas pelo Brasil ao sistema ISDB-T, contidas nas normas brasileiras, estão na recomendação UIT-R BT.1306.
A COMISSÃO ORGANIZADORA DA 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO - CONFECOM, no uso das atribuições que lhe confere a Portaria nº 185, de 20 de abril de 2009, resolve:
Art. 1º. A flexibilização do calendário da realização das Etapas Preparatórias da 1ª Conferência Nacional de Comunicação – CONFECOM será regida por esta Resolução.
Art. 2º. O calendário de realização das Etapas Preparatórias, estipulado no inciso I, art. 8º, do Regimento Interno, poderá ser flexibilizado pela Comissão Organizadora Estadual, sendo facultado a realização da etapa após os vintes dias anteriores à etapa estadual.
Parágrafo único. A Comissão Organizadora Estadual que optar pela flexibilização será responsável por qualquer eventualidade que possa decorrer, bem como pelo cumprimento dos prazos.
Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
MARCELO BECHARA DE S. HOBAIKA
Presidente da Comissão
| ||
![]() | Oi Abraço RJ Noticias, Jose Roberto De Souza convida você a ser seu amigo no Sonico Você já é amigo da/o Jose Roberto? Clique aqui: http://www.sonico.com/invitacion.php?s_id=16820715 | |
| ||
Se você não quer receber mais emails do Sonico, por favor clique no seguinte link: http://www.sonico.com/unsuscribe.php |
Luis Carlos de Almeida - Assessor de Comunicação da ABRAÇO Nacional
A reunificação do movimento das rádios comunitárias foi o principal resultado do VI Congresso Estadual da ABRAÇO/SC. Todas as associações de rádios comunitárias catarinenses estão representadas na diretoria da ABRAÇO. O Encontro aconteceu nos dias 26 e 27 Saiba mais...
Olá Abra?RJ Noticias, Criei uma uma conta em Sonico com as minhas fotos, vídeos e eventos. Gostaria de adicionar você como amigo para que possa ver todo o material. Ver meu perfil e fotos » | ||
Deseja maior controle sobre os e-mails que você recebe do Sonico? Clique aqui |