terça-feira, 26 de maio de 2009

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ( SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS ).

Esplanada dos Ministérios Bloco T, Ed. Sede, sala 424

Brasília - DF 70.064-900 – Brasília - DF

OFÍCIO-CIRCULAR Nº /SA/SEDH/PR

Brasília, 14 de maio de 2009

Erasto Fortes

Representante da Secretaria Especial dos Direitos Humanos no Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos

Esplanada dos Ministérios, Bloco T – Anexo II do Ministério da Justiça –sala 604

Assunto: 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Prezado Senhor,

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com patrocínio da Petrobras, produção da Cinemateca Brasileira e apoio do Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, TV Brasil e SESC/SP, lança em 2009 a 4ª Mostra "Cinema e Direitos Humanos na América do Sul".

A 4ª edição da Mostra ocorrerá, este ano, entre 5 de outubro a 8 de novembro, e apresentará obras contemporâneas de todos os países sul-americanos que representem e traduzam o tema "Iguais na Diferença" – símbolo máximo do espírito de fraternidade e tolerância que perpassa a mensagem contida nos direitos humanos.

O evento foi ampliado, e desta vez ocorre em 16 capitais do Brasil: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Teresina.

Exibida gratuitamente em todas as capitais, e incluindo na programação sessões especialmente destinadas às pessoas com deficiência visual, a Mostra "Cinema e Direitos Humanos" é um convite ao olhar – ao olhar sobre a produção cinematográfica mais recente realizada em nosso país e nos países irmãos deste nosso continente sul-americano, ao olhar sobre o "outro" e seus direitos, e principalmente ao olhar sobre nós mesmos, na condição de responsáveis por promover e consolidar a mensagem da dignidade da pessoa humana na sociedade brasileira.

A 4ª Mostra tem curadoria do cineasta e produtor cultural Francisco Cesar Filho. A partir de 2008, os filmes contemporâneos passam a ser programados não apenas através de convite da curadoria, como ocorrera nos anos anteriores, mas também via seleção. Podem participar obras finalizadas a partir de 2006 cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos direitos humanos. Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização, sendo que as exibições serão em suporte digital. Cópias em DVD, acompanhadas de sinopse, ficha técnica e contato, devem ser encaminhadas até 30 de maio de 2009 para:

4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Cinemateca Brasileira / Núcleo de Programação

Largo Senador Raul Cardoso, 207

04021-070 São Paulo SP

SEDH convida este Conselho a somar-se à iniciativa, divulgando-a junto à sociedade civil. Nossa equipe está ao seu inteiro dispor e à disposição de seus assessores para prestar-lhe maiores informações, que podem ser obtidas pelo e-mail: mariana.carpanezzi@sedh.gov.br, ou ainda por meio do website da Mostra: http://www.cinedireitoshumanos.org.br/.

Cordialmente,

ROGÉRIO SOTTILI

Secretário Adjunto

Nenhum comentário: