quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vem ai Xtudo cultural Carióca .

CARIOCA EM CENA
MOVIMENTO CULTURAL

Argumento artístico-conceitual

CARIOCA EM CENA

é uma mostra de arte e cultura promovida pelo SESI-RJ que se coloca

como um MOVIMENTO CULTURAL para a cidade do Rio de Janeiro.

O CARIOCA é mais do que a maneira como nos referimos ao cidadão nascido no Rio. É uma categoria, carregando junto com a palavra uma série de simbolismos que caracterizam, muito mais do que um recorte geográfico, um jeito de ser, um estado de alma, uma "anima" que, geralmente, unifica todos os que vivem no Rio ou que escolhem esta cidade pra viver. Portanto, o CARIOCA é algo que se identifica nas pessoas, em qualquer lugar que estejam: o "despojamento", o "humor", a "receptividade", a "esperteza", a "malandragem" são adjetivos que se somam e geram uma IDENTIDADE.

A Mostra

CARIOCA EM CENA MOVIMENTO CULTURAL pretende trazer à luz da cena estes elementos característicos do carioca como uma identidade, mas sob o ponto de vista da expressão artística em seus diversos segmentos. Além disso, é do carioca a abertura para a DIVERSIDADE, cidade em que convivem (e digladiam-se) realidades extremadas. É necessário que o espaço para estas expressões seja amplo e arejado, rompendo limites, fronteiras de espaço e de poderes, como a "favela" e o "asfalto", a arte da "zona sul" e da "zona norte", a arte "investigativa" e a "popular".

CARIOCA EM CENA

é uma mostra, um festival no seu sentido mais profundo, de celebração da própria grandiosidade e multiplicidade do que se cria na cidade do Rio de Janeiro, "cidade-maravilha purgatório da beleza e do caos", portanto um lugar mais que propício para a criatividade e para a expressão do que é humano.

A Mostra de arte e cultura, chamada

CARIOCA EM CENA, do SESI, acontecerá em novembro.

A mostra terá espetáculos e obras de teatro, dança, audiovisual, música e artes plásticas e visuais, com uma marca principal: teremos obras que abarquem uma diversidade, a ideia de um Rio inteiro, sem fronteiras, trazendo portanto obras de diversas origens, fazendo com que convivam e dialoguem a partir da criação de um espaço privilegiado para exposição do que é a marca e acara do carioca. A mostra começa no dia 5 de novembro, Dia Nacional da Cultura, e fecha dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Curadoria:

MARLI FERNANDES

21 9707-0037

marlifernandes.cooperac@gmail.com

FABIANO DE FREITAS

21 8216-4228

21 2507-5084

teatrodeextremos@gmail.com

Nenhum comentário: