terça-feira, 9 de novembro de 2010

Entre  os dias 05 e 20 de novembro, o Rio de Janeiro recebe a mostra X-Tudo Cultural Carioca SESI-RJ, promovida pelo Sistema FIRJAN por meio do SESI-RJ.

O evento se coloca como um movimento cultural para a cidade, para seus artistas e cidadãos. A Mostra acontecerá nos Teatros SESI Centro, Jacarepaguá e Caxias.

O X-Tudo Cultural Carioca SESI-RJ é uma festa de celebração da própria identidade e multiplicidade do que se cria no Rio de Janeiro. Um lugar mais que propício para a criatividade e para a expressão do que é humano.

A Mostra pretende focalizar os elementos característicos do carioca como uma identidade, mas sob o ponto de vista da expressão artística em seus diversos segmentos.

A diversidade faz parte da cultura carioca. É preciso que o espaço para estas expressões sejam amplos e arejados, rompendo limites, fronteiras de espaço e de poderes, que tornam opostos "favela" e "asfalto", arte da "zona sul" e da "zona norte", a arte "investigativa" e a "popular".

O X-Tudo se identifica com o carioca pelo jeito que ele tem de ser. Despojado, vive de bom humor, é receptivo e ainda possui aquela malandragem característica.

O dia 5 de novembro foi instituído, em 1970, como o Dia Nacional da Cultura. A escolha da data é uma homenagem ao aniversário de nascimento de Rui Barbosa, um dos mais importantes personagens da história do Brasil. E para comemorar esta data, O SESI-RJ abre as portas de sua rede de teatros com uma programação especial.

 

Rádio X-Tudo Cultural Carioca

 

Rádio X-Tudo será uma das plataformas de comunicação da Mostra de Arte e Cultura X-tudo Cultural Carioca que o o SESI-RJ realizará entre os dias 05 e 20 de novembro. A mostra será realizada no Teatro SESI Graça Aranha e receberá várias atrações do teatro, da dança, da música, das artes plásticas e do audiovisual.
No entanto, não realizaremos uma transmissão de rádio tradicional. Na verdade serao produzidos boletins diários de informação, pelo DJ Thiago Firmino, da radio comunitária do Santa Marta. Em cada um destes spots, de no máximo 5 min cada, haverá um resumo do dia e uma entrevista com a atração do dia.
Os spots serão formatados nas extensões mp3 e wmv.
 

CONVITE É PARA QUE AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS DO RIO DE JANEIRO COLABOREM NA DIVULGAÇÃO DESTA MOSTRA QUE SERÁ GRATUITA E QUE É A MOSTRA DA DIVERSIDADE DE DA MULTIPLICIDADE DO RIO DE JANEIRO, COM ATRAÇÕES ORIUNDAS DE VÁRIOS LUGARES DO RIO DE JANEIRO.

Os spots estarão disponíveis para download a cada dia no site do SESI / FIRJAN: www.firjan.org.br/cultura
Além disso, estes boletins serão enviados através da internet pela ABRACO – Associação Brasileira de Rádiodifusão Comunitária. Para as rádios ainda não inter-ligadas à rede mundial, será articulada a distribuição de cópias por CD para transmissão posterior.

Nenhum comentário: