sábado, 19 de setembro de 2009

As rádios comunitárias e a I CONFECOM .

Luiz Carlos  Almeida
Assessoria  Abraco Nacional
        
 A ABRAÇO esta mobilizada, nacionalmente, para garantir que as rádios comunitárias sejam protagonistas na I CONFECOM – Conferência Nacional de Comunicação. A não realização de etapas municipais eletivas e a sobre valorização do peso dos empresários não impediram a ABRAÇO de pautar o debate da radiodifusão comunitária e, em muitos estados, estar puxando o debate geral sobre a democratização da comunicação. Questões como o financiamento público, a anistia para os radiocomunicadores processados e a criação de conselhos municipais de comunicação estão na ordem do dia dos debates das conferências preparatórias.
Para preparar a intervenção das rádios comunitárias na I CONFECOM a ABRAÇO Nacional vai realizar uma Conferência Livre, em Brasília, no dia 10 de outubro, quando será aprovada a Carta de Brasília das Rádios Comunitárias (ver Box) O Coordenador Executivo da ABRAÇO Nacional, José Soter sintetiza o espírito da entidade: "Para nós, da ABRAÇO, sempre foi mais importante colocar a CONFECOM nas ruas".
O Coordenador de Comunicação da Abraço Nacional, e membro da Comissão Organizado Nacional, Josué Franco Lopes, afirmou que: "A ABRAÇO, junto com os movimentos sócias, fez de tudo para que a Conferência seja um espaço democrático para debater a comunicação. Mas, os empresários pressionaram o tempo todo, para que a Conferência seja um jogo de cartas marcadas". Mesmo diante das dificuldades impostas por uma regulamentação restritiva, que colocou os empresários com o mesmo peso da sociedade civil, a ABRAÇO está levando adiante um processo de mobilização das rádios comunitárias, e de articulação com os movimentos sociais, que já está dando frutos.
Em São Paulo inúmeras prefeituras estão debatendo a criação de conselhos municipais de comunicação e o financiamento púbico, como é o caso de Rio Claro, que já esta discutindo a destinação de verbas públicas para as rádios comunitárias. Já em relação aos conselhos de comunicação há receptividade, mas, existem polêmicas. Em Guarulhos a prefeitura defende a criação de um conselho tripartite, no qual empresários, movimentos sociais e governo terão o mesmo peso. Já a ABRAÇO é contraria a esta proposta, como explica Jerry Oliveira, Coordenador Regional do Sudeste: "os empresários são uma ínfima minoria na sociedade e não podem ter o mesmo peso da sociedade civil. Se o governo se aliar com os empresários eles terão maioria no Conselho" Oliveira explica que a ABRAÇO não é contra a participação dos empresários, mas defende que eles tenham um peso proporcional ao que tem na sociedade.
A ABRAÇO tem buscado uma aproximação com os jornais de bairro o que representa uma articulação importante com setores que são prejudicados pelo monopólio da mídia. A iniciativa política da ABRAÇO SP, também, se refletiu no conteúdo das propostas apresentadas nas etapas preparatórias. Oliveira explica que os representantes da ABRAÇO, quando participam dos debates, além de discutirem o tema da radiodifusão comunitária, apresentam propostas para o conjunto dos temas em discussão.
Entre os temas prioritários para os radiodifusores comunitários Soter cita: "A universalização das tecnologias, a regionalização da produção cultural, artística e do jornalismo, a liberação da realização de redes e, se possível, termos apenas uma legislação para a radiodifusão brasileira que contemple os sistemas publico, estatal e privado". A ABRAÇO, também luta pela anistia para os comunicadores que estão sendo processados por operar uma emissora comunitária, conforme explica Lopes: "A anistia é uma divida do Estado brasileiro com milhares de comunicadores que estão fazendo o verdadeiro rádio público no Brasil". A transmissão, em sinal aberto, pelas tevês comunitárias é outra luta da ABRAÇO.
A organização das rádios comunitárias tem sido o foco do trabalho desenvolvido pela ABRAÇO do Rio Grande do Sul. Já foram feitos cinco seminários no Estado, com a participação de mais 100 rádios comunitárias. Serão realizados mais sete encontros, que culminarão com uma reunião ampliada da diretoria, no dia três de outubro. Alan Camargo, Secretário Geral, da ABRAÇO RS, explica que a prioridade é: "construir a Conferência a partir dos municípios, como forma de enfrentar o poder do monopólio, que no Rio Grande do Sul é muito forte" Nesse sentido a não realização de etapas municipais eletivas prejudicou a construção de um processo pela base.
Outra dificuldade enfrentada pelo movimento gaúcho é o fato da governadora Yeda Crusius não ter convocado a Etapa Estadual da Conferência. Frente a esta situação a Comissão RS Pro Conferencia Nacional de Comunicação, da qual a ABRAÇO faz parte, encaminhou solicitação ao presidente da Assembléia Legislativa para que a Casa convoque a Etapa Estadual, conforme estabelece o Regimento da CONFECOM. A mobilização da Comissão RS levou a Assembléia gaúcha a assumir a convocação da Conferência estadual.
 
Seminário da Rede Abraço e Conferência Livre
 
Nos dias 9,10 e 11 de outubro a ABRRAÇO Nacional realizará o Seminário de Formação da rede Abraço de Rádios Comunitárias e a Conferência Livre, para organizar as rádios comunitárias para a I CONFECOM. Veja a programação abaixo:
 
Seminário Rede Abraço
 
09 outubro
09:00 às 11:00 – Credenciamento;
11:00 – Mesa de abertura - ENECOS, Fórum de Mídia Livre, CNC, Associação Software Livre, Abraço Nacional, MST, Tele Sur, Ministério da Cultura, SECOM/PR, Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério das Comunicações,
12:30 -Almoço
14:00 - Mesa - Rádio comunitária e cultura livre
15:30 – GT 1- Oficina de edição de áudio em software livre
             GT 2 - Oficina de automação de rádio com software livre
             GT 3 - Oficina sobre streaming para transmissão ao vivo pela web
18:00 - Intervalo
18:45 – Mesa Redonda sobre direito autoral nas Radcom - Representantes do ECAD, MINC, Música Para Baixar, ABMI, Coordenação Jurídica da Abraço, Agencia Abraço
20:30 – Jantar Cultural com artistas independentes
    
10 de outubro
09:00 – Oficina sobre comunicação popular como espaço de trocas de experiências e capacitação para produção de conteúdo radiofônico, a partir de uma concepção de compartilhamento
12:30 – Almoço
14:30 – Continuação da oficina sobre comunicação popular...
15:30 - intervalo
15:45 – Plenária sobre a Rede Abraço de Rádios - 20:00 – Jantar cultural com artistas independentes
 
Conferência Livre das Rádios Comunitárias
 
11 de outubro
 09:00 – Mesa sobre a organização da I CONFECOM - Representantes na Comissão Organizadora Nacional da CONFECOM, FNDC, CUT Nacional, FENAJ, FITERT, FENAJUFE, MNU, LAPCOM-UNB, Intervozes, ABEPEC, CFP, ANEATE;
10:00 – Mesa - As rádios comunitárias e a democratização da comunicação
12:00 - Almoço
13:30          GT 1 - Digitalização
                   GT 2 - Financiamento
·                  GT 3 - Produção e distribuição de conteúdos;
·                  GT 4 - Regulamentação – Constituição e Legislação.
16:30 - Intervalo
16:45 - Plenária de apresentação dos relatórios dos GTs e aprovação do documento final "CARTA DE BRASÍLIA DAS RADCOM".
 
______________________________________________________________________
 
CONVOCAÇÃO DAS ETAPAS ESTADUAIS E CALENDÁRIO
Atualizado em: 17 de setembro de 2009/Manhã
 
UNIDADE DA FEDERAÇÃO ETAPA ESTADUAL DATA PREVISTA CIDADE
Acre (AC)  
Alagoas (AL)CONVOCADA16 a 18/10Macei Amapá (AP)  
Amazonas (AM)  
Bahia (BA)  CONVOCADA 24 a 25/10 Salvador
Ceará (CE) CONVOCADA A DEFINIR (Entre 15 e 31/10) Fortaleza
Distrito Federal (DF) CONVOCADA 06 a 08/11Brasília
Espírito Santo (ES) CONVOCADA 06 a 07/11Vitória
Goiás (GO)  
Maranhão (MA)  
Mato Grosso (MT) CONVOCADA 29 a 31/10Cuiabá
Mato Grosso do Sul (MS) CONVOCADA 08/11Campo Grande
Minas Gerais (MG) CONVOCADA 29 a 31/10Belo Horizonte
Pará (PA) CONVOCADA Belém
Paraíba (PB) CONVOCADA João Pessoa
Paraná (PR) CONVOCADA23 a 25/10 Curitiba
Pernambuco (PE) CONVOCADA13 a 15/10 Recife
Piauí (PI) CONVOCADA29 a 31/10 Teresina
Rio de Janeiro (RJ) CONVOCADA30/10 a 01/11 Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte (RN) CONVOCADA 05 a 07/11 Natal
Rio Grande do Sul (RS) NEGOCIAÇÃO C/ LEGISLATIVO 
Rondônia (RO)  
Roraima (RR)  
Santa Catarina (SC)  
São Paulo (SP)  
Sergipe (SE) CONVOCADA05 a 06/11 Aracaju
Tocantins (TO) NEGOCIAÇÃO C/ LEGISLATIVO Palmas
       
 Josué Franco Lopes
Coordenador de Comunicação
         Abraço Nacional
            61-81799087

Maninho, Abraço RJ,  Nacional , Arcom Sul Fluminense e comissão rio
www.abracorj.org.br

Nenhum comentário: