sábado, 17 de março de 2012

Simpósio Abraço-SE: um mega-sucesso .

  16 Mar 2012 02:15 PM PDT

 

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária de Sergipe (Abraço-SE) realizou no último sábado, 10 de março, um Simpósio no auditório do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, em Aracaju, com o tema "Radiodifusão Comunitária: Um Direito Humano", que se constituiu como um sucesso tanto em público quanto na questão da qualidade. Cerca de 120 pessoas representando diversas entidades de radiodifusão comunitária do estado compareceram ao evento. Definiu-se pela realização de uma oficina de formação técnica para o dia 31 de março, aprovou-se um calendário de encontros regionais e ouviu-se a promessa do governo de que a concretização de uma futura parceria só depende de uma consulta realizada ao Tribunal de Contas do Estado.

O objetivo do Simpósio foi mostrar para a sociedade a importância de se discutir à radiodifusão comunitária na perspectiva do direito humano buscando promover o senso crítico e a formação de sujeitos ativos que através do acesso às mídias possam efetivar sua participação e intervenção social. O jornalista Paulo Vitor representou o Fórum Sergipano pelo Direito a Comunicação explanou sobre o caráter público da comunicação, dotação orçamentária para sobrevivência das emissoras comunitárias e ainda conseguiu na oportunidade agendar para o dia 23 de abril uma reunião com a Secom cujo ponto de pauta será a construção das vias para a criação do Conselho de Comunicação do Estado.

"Este Simpósio é muito significativo para nós radialistas comunitários, pois, se constitui como um espaço onde as rádios comunitárias filiadas a Abraço têm a oportunidade de expor e discutir questões como sustentabilidade, capacitação e gestão". Falou Orlando Cajé um dos representantes da Rádio Comunitária de Neópolis. "Achei espetacular este Simpósio, pois, nossa rádio fica em Areia Branca e está em estágio de funcionamento e é em eventos como este que temos oportunidade de adquirir conhecimento e trocar experiência com estes mais de 100 participantes" finalizou José Araujo secretário da FM Areia Branca.

O secretário executivo da Abraço-Se professor Roberto Amorim afirmou que "o direito humano a comunicação é um dos pilares centrais de uma sociedade democrática, já que informação é poder e a qualidade da informação ou o nível de informação de um povo influencia direta e necessariamente a qualidade da democracia. Nos da Abraço entendemos que não é possível falar em democracia plena com um cenário de concentração". Expôs o secretário executivo Roberto Amorim.

--
Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

Nenhum comentário: