No próximo dia 28 de agosto, a primeira transmissão do Repórter Esso completará 70 anos. O noticiário, que é um marco fundamental para o jornalismo no rádio brasileiro, ficou no ar por quase 30 anos. Para que este momento seja lembrado e registrado em todo o país, o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom criou uma comissão que está produzindo o texto e o áudio para ser disponibilizado gratuitamente. Assim todas as rádios brasileiras poderão veicular este momento histórico em suas programações.
A idéia é que o programa seja transmitido a partir do dia 21 e, principalmente no domingo, dia 28 e agosto, ás 12h55, horário em que a primeira edição do noticiário foi ao ar em 1941. O objetivo é realizar uma cadeia informal de rádio em todo o país, com cada veículo transmitindo um programa de dois minutos sobre o assunto neste horário. O grupo de pesquisa também disponibilizará um programa pronto para ser veiculado.
Para Luciano Klockner, autor do livro "Repórter Esso: a Síntese Radiofônica Mundial que Fez História", o noticioso é um ícone e paradigma que deu uma linguagem nova para o rádio. O pesquisador ressalta que o noticiário é objetivo e direto, diferentemente do que produziam os outros programas de rádio antes de sua estréia.
A Abraço faz questão de frisar a importância do Repórter Esso para o radio jornalismo brasileiro, em todas as suas dimensões. Veicular o noticiário histórico, mais do que uma celebração fundamental, é nos ater de como é possível transformar positivamente uma sociedade com a magia do rádio.
O matéria será disponibilizado a partir da segunda quinzena de agosto, pelo site: www.blogintercomradio.wordpress.com – Blog mantido pelo Grupo de Pesquisa de Rádio e Mídia Sonora.
Bruno Caetano--
Maninho sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária
Nenhum comentário:
Postar um comentário