sábado, 18 de junho de 2011

FRENTE REFORÇA NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO .

O presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Robson Leite (PT), afirmou, durante o lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Democratização da Comunicação e da Cultura, que o grupo é favorável ao projeto de lei 3.323/10, de autoria do deputado Paulo Ramos (PDT), ainda em tramitação, que visa à criação de um Conselho Estadual de Comunicação. O evento aconteceu nesta quarta-feira (15/06), no Auditório Senador Nelson Carneiro, no prédio anexo ao Palácio Tiradentes. Segundo o parlamentar, que também irá dirigir os trabalhos da frente, o lançamento reforça ainda mais a necessidade da criação de um órgão para a discussão do tema no estado.

Ouça na Rádio Alerj: http://radioalerj.posterous.com/frente-reforca-necessidade-de-criacao-do-cons

"Vamos lutar, cada vez mais, para que todos tenham acesso às informações. Queremos, com essa frente, democratizar todos os aparelhos de comunicação. Não tenho dúvidas de que o lançamento dessa frente reforça essa grande necessidade", disse Leite. O parlamentar falou ainda sobre a elaboração de um seminário de comunicação, para que esse debate possa ser levado até o interior do estado. "Precisamos envolver o interior no acesso à cultura e à comunicação. Os jornais locais já cuidam da manifestação de opinião das pequenas regiões, mas precisamos lutar pra que eles também tenham uma propagação cultural e comunicativa maior e cheguem a mais localidades", completou.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura da Câmara Municipal da capital, vereador Reimont (PT), reforçou a opinião do presidente da frente da Alerj e falou da importância da criação de grupos de trabalho para este debate. "Entendemos que, para discutir comunicação e cultura, nada mais apropriado do que o estabelecimento de redes. Precisamos que os bairros e os municípios de todo estado se unam, para que a discussão sobre esse assunto não fique restrita apenas aos parlamentares", explicou o vereador.

Para Orlando Guilhon, representante da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Fale-Rio), a implementação da frente parlamentar aumenta a intensidade da luta em prol de um Conselho Estadual. "Os parlamentares têm o poder de criar leis que fortifiquem essa grande necessidade. O projeto já existe. Agora, basta que as autoridades o transformem em realidade. Então, de certa maneira, precisamos dos deputados, para que eles possam dialogar e fiscalizar o Poder Executivo", acredita Guilhon.

Também participaram da audiência os deputados Sabino (PSC), Jânio Mendes (PDT), Nilton Salomão e Inês Pandeló, ambos do PT, e representantes da Secretaria de Estado de Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.

Do site da ALERJ - 15/06/20110

(texto de Paulo Ubaldino)

Nenhum comentário: