terça-feira, 30 de junho de 2009

Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação do Sul Fluminense Convida .

Região Sul Fluminense, junho de 2009

Prezado(a),

 

Com a definição do Calendário e do Regimento da I Conferência Nacional de Comunicação, começa em todo o país a mobilização para a organização das etapas municipais, regionais e estaduais. O tema da I CONFECOM é "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital"  e sua etapa nacional será realizada de 1 a 3 de dezembro de 2009, em Brasília. As etapas municipais/regionais deverão ser realizadas até 31/08 e as estaduais até 31/10/2009.

 

A Conferência deverá ter caráter amplo e democrático, abrangendo representações do governo, da sociedade civil e empresários. Ela será nacional, mas deverá contemplar, no mínimo, etapas locais e estaduais, quando haverá discussão do tema, apresentação de propostas e eleição de delegados. Os objetivos do evento são, dentre outros, identificar os principais desafios relativos ao setor da comunicação no Brasil, fazer um balanço das ações do Poder Público na área e propor diretrizes para as políticas públicas de comunicação.

 

Extremamente concentrada e tratada como mercadoria, na imensa maioria das vezes a serviço da ideologia dominante, a comunicação de massa tem sido utilizada freqüentemente como instrumento de criminalização dos movimentos sociais.  Cresce, entretanto, a defesa da Comunicação como direito humano, principalmente no tocante à soberania nacional, liberdade de expressão, inclusão social, diversidade cultural e religiosa, questões de gênero, raça e opção sexual, convergência tecnológica e a regionalização da produção.

 

Há cerca de dois anos funciona a Comissão Nacional Pró-Conferência de Comunicação, com representantes de várias entidades e movimentos nacionais da sociedade civil organizada.  Aqui no RJ, funciona desde o primeiro semestre de 2008 uma Comissão RJ Pró-Conferência, composta por entidades e movimentos fluminenses. Em março de 2009 criamos a Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação da Região Sul Fluminense.

 

Até a realização das etapas da Conferência, caberá aos movimentos sociais organizados conscientizar e mobilizar a população sobre a sua importância. Esse processo, para ter sucesso, deverá envolver muito além dos profissionais e entidades ligadas à Comunicação.  Ele precisará contar com a participação efetiva do conjunto da sociedade civil organizada, a maior interessada na democratização da Comunicação no país.

 

Foi com esse objetivo que realizamos, no último dia 28 de março, na Câmara Municipal de Volta Redonda, o I Encontro Pró-Conferência Nacional de Comunicação do Sul Fluminense, promovido pelo Fórum de Mídia Livre do Sul Fluminense, que reuniu quase 60 representantes das mais diversas entidades, movimentos sociais e profissionais de Comunicação da região. Na ocasião, foram aprovadas várias propostas e formada a Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação do Sul Fluminense, que já realizou três plenárias.

 

A quarta plenária da Comissão, para a qual estamos convidando sua entidade, acontecerá no próximo dia 07 de julho de 2009, sábado, das 14 às 17 horas, no Sindicato dos Metalúrgicos, situado na rua Rua Gustavo Lira, 31, Centro, Volta Redonda.    

 

Sugestão de pauta:

1 - Informes Gerais

2 – Calendário e Regimento Interno da CONFECOM: realização de conferências municipais/regional

3 - Encaminhamentos

- ampliação do movimento: contatos com entidades e municípios

- cartilha popular ilustrada;

- adesivo e praguinha

4 - Organização do Seminário (ou II Encontro) - objetivo: debater e construir propostas dos movimentos sociais para a Conferência    

Cordialmente,

Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação do Sul Fluminense

Contatos e mais informações pelo www.midiainsana.blogspot.com  ou com: José Roberto (Maninho) (24) 8802-5565; Leslie (24) 9976-7742;  Fabiana (24) 9251-2490; Alvaro Britto (24) 9918-2329; Clovis (24) 9242-1444   

 

Nenhum comentário: