quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Abraço Ceará e MST promovem curso sobre Rádios Comunitárias .

O curso Programação Radiofônica Educativa e Comunitária reuniu, na sexta, 24 de fevereiro, no Centro de Treinamento de Crateús, 20 radialistas das emissoras da região cearense dos Inhamuns: Carnaúbas Fm de Ipueiras, Cidade Fm de Monsenhor Tabosa, Independência Fm de Independência, 25 de Maio de Madalena e Camponesa Fm de Crateús. As duas últimas são de rádios assentamentos do Movimento Sem Terra (MST). O curso teve o objetivo de apresentar as rádios comunitárias como manifestações do movimento pela democratização da comunicação, refletindo assim o papel social das emissoras.

A capacitação foi facilitada por Sérgio Lira e Ismar Capistrano. Além da democratização da comunicação, foi abordada a história das rádios comunitárias, as características da comunicação comunitária e a programação educativa. "Queremos fortalecer o espírito de emissora comunitárias", explica Sérgio Lira. Para Lucima Rodrigues da Cidade Fm, as rádios comunitárias sempre devem estar com portas abertas para receber todos da comunidade.

A parceria entre MST e Abraço pode ser aprofundada. Genivando Santos da Camponesa Fm ressaltou a necessidade de união de forças de movimentos por uma comunicação verdadeiramente comunitária e pela democratização da comunicação. Manuel Macedo da Carnaúbas Fm comparou a luta das rádios comunitárias como a luta pela terra. "Estas capacitações tem demonstrado a possibilidade de avançarmos em nossos desafios não só de formação, mas de mobilização", afirma Ismar Capistrano.



--
Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Abraço-Sergipe promoverá o Primeiro Simpósio de Radio comunicação Comunitária.

Uma grande iniciativa capaz de transformar o senso crítico das pessoas em relação a atual mídia no Brasil será realizada pela Abraço-SE (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária de Sergipe). A entidade promoverá o Primeiro Simpósio de Radiocomunicação Comunitária, com o tema: Radio Comunicação Comunitária, um Direito Humano. O evento acontecerá no dia 10 de Março de 2012 das 08 ás 11:30 e das 14:00 às 17:00 na sede do Sindicato dos Radialistas de Sergipe, situado na Av. João Ribeiro, 973 – Bairro Santo Antônio. O objetivo é instigar a sociedade no sentido de discutir a prática e o conceito de Direito Humano à Comunicação, buscando promover o senso crítico e a formação de sujeitos ativos que através do acesso às mídias possam efetivar sua participação e intervenção social.
Surgido da idéia de discutir a mídia através de debates populares, o simpósio pretende mudar a forma como a radiodifusão comunitária vem sendo tratada pela política e as grandes mídias brasileiras. A Abraço-SE espera que a partir deste evento, as rádios comunitárias do estado ocupe espaços de discussão na mesma proporção dos meios de comunicação de massa, fazendo com que esse direito também seja um modo de inclusão.
De acordo com o Coordenador da Abraço-SE, Roberto Amorim, o que será trabalhado no simpósio será relevante tanto para os radiocomunitaristas quanto para a sociedade em geral. "Do ponto de vista técnico discutiremos a Rádio Comunitária como um espaço de convergência de mídias e do ponto de vista político evidencia para todos que comunicação além de ser um instrumento que possibilita dar voz de forma direta ao cidadão constitui-se também como instrumento de inclusão", explicou.
Para Roberto Amorim, o tema do evento retrata a forma pela qual as relações sociais são cada vez mais intermediadas pelos meios de comunicações. "Diante de um cenário cuja concentração se faz como a principal característica do sistema brasileiro de comunicação, pensar em consolidar e praticar o conceito de Direito Humano à Comunicação comunitária é fundamental, no sentido de promover o senso crítico e a formação de sujeitos ativos que através do acesso às mídias possam efetivar sua participação e intervenção social" disse o coordenador.
Para inscrições clique aqui
Bruno Caetano
Da Redação

Curso capacita radialistas comunitários da região Inhamuns – CE

Posted: 23 Feb 2012 04:12 AM PST

Radialistas comunitárias de Crateús e Inhamuns participam do curso Programação Radiofônica Comunitária e Educativa. A formação, no dia 24 de fevereiro, no Centro Diocesano de Treinamento de Crateús, resgatará e fortalecerá o espírito contestatório, público e educativo das emissoras. "Durante o curso apresentamos as características da comunicação comunitária, a história das rádios livres e comunitárias e o papel social e educativo", explica o coordenador executivo da Abraço-CE (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Ceará) Ismar Capistrano. Já o coordenador de mobilização e organização, Sérgio Lira, afirma que o fortalecimento do espírito comunitário das emissoras é fundamental.
A capacitação deverá reunir 25 radialistas. A Rádio Camponesa de Crateús está sediando o evento. A emissora pertence ao assentamento do Movimento Sem Terra no município. "Temos uma preocupação de qualificarmos nossos comunicadores para oferecermos a melhor programação possível para nossos ouvintes", afirma Pedro Silva, coordenador da Camponesa Fm.
O curso foi uma demanda do planejamento participativo da Abraço Ceará realizado nas cinco regionais e consolidado pela coordenação completa. A formação já foi realizada em Jaguaruana para as emissoras do Vale do Jaguaribe e deverá ser realizado em Crato para a região Cariri; Iguatu, região Centro Sul; Aratuba, Maciço de Baturité; Quixadá, Sertão Central e Sobral, região Norte.

Ismar Capistrano
Abraço-CE

MiniCom anuncia medidas para reduzir burocracia nos processos de radiodifusão

Portaria assinada pelo ministro Paulo Bernardo regulamenta o decreto nº 7.670, publicado em janeiro

Brasília, 15/02/2012 – O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou nesta quarta-feira, em reunião com radiodifusores, uma série de medidas para desburocratizar os processos em tramitação no ministério. A mais imediata foi a assinatura de uma portaria que dá autorização provisória aos radiodifusores que já têm local de funcionamento aprovado, mas que ainda não estão licenciados. A portaria nº 86 foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira. Confira a íntegra aqui.

Com a pré-autorização, as emissoras já poderão funcionar assim que o Congresso Nacional publicar a autorização da outorga, sem precisar esperar a vistoria técnica e o licenciamento. O ministro destacou que essa autorização provisória vale apenas para os processos antigos, que já passaram pelas etapas de outorga, ratificação do Congresso e aprovação de local.

No caso de novos processos, esse procedimento já será o padrão, de acordo com as mudanças estabelecidas pelo decreto nº 7.670, de janeiro deste ano. O objetivo das mudanças, segundo Paulo Bernardo, é dar mais agilidade aos processos.
 
"Às vezes, a empresa passa por todo o processo no Congresso Nacional e fica dependendo de uma autorização de funcionamento que demora muito tempo aqui no ministério. Fizemos essa pré-autorização para desafogar os procedimentos", explicou o ministro.

Paulo Bernardo também anunciou que o MiniCom vai assinar, em breve, um convênio com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que os processos de engenharia sejam analisados pela agência, que conta mais com mais pessoal e mais capilaridade que o ministério, por conta das unidades regionais.
 
Ele acrescentou que a meta do ministério é informatizar todo o sistema de radiodifusão. Assim, todas as informações sobre os processos ficariam disponíveis na internet e seria possível, para o radiodifusor, fazer todos os requerimentos online.
 
"Todas essas medidas ajudam a profissionalizar cada vez mais o setor. Todos os que querem ter uma outorga e prestar o serviço direito terão o nosso apoio. Vamos ajudar quem é sério e dificultar a vida de quem é amador, de quem entrou nas licitações apenas para ver no que dava", ressaltou Paulo Bernardo.
 Pagamentos e renovações de outorgas
 O ministro e o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins, reforçaram, ainda, o maior rigor do ministério quanto aos pagamentos das outorgas pelas empresas vencedoras das licitações. Segundo Genildo Lins, o MiniCom vai convocar as empresas que ainda não pagaram a primeira ou a segunda parcela da outorga e emitir novos boletos, dando uma chance para que a situação seja regularizada.
 
A data para a mudança será 31 de março. Para quem estiver inadimplente até essa data, será gerado um boleto com 60 dias para o pagamento. Quem se tornar inadimplente após 1º de abril será tratado de acordo com as novas regras. Se a primeira parcela não for paga, a outorga será extinta. No caso de inadimplência na segunda parcela, o processo será encaminhado para a AGU. A portaria com as mudanças no pagamento deve ser publicada ainda neste mês.
 
A renovação de outorgas também sofrerá alterações. O prazo para as emissoras entrarem com o pedido de renovação junto ao ministério é de 6 a 3 meses antes do vencimento. No entanto, algumas emissoras apresentavam os pedidos fora desse prazo, que vinham sendo aceitos como pedidos intempestivos. Esse procedimento não será mais aceito pelo MiniCom, que estabeleceu o prazo de 31 de maio como limite para acatar todos os processos intempestivos já iniciados.
 
"Os pedidos que já estão aqui serão acatados e aqueles que não entraram ainda têm até 31 de maio para fazê-lo. A partir de 1º de junho, não vamos mais aceitar pedidos intempestivos", explicou o diretor do Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação, Dermeval da Silva Junior.




agenciaabraco.com


Seminário Internacional "Regulação da Comunicação Pública" terá participação da Abraço

Especialistas em comunicação no Brasil e no mundo estarãoreunidos no Seminário Internacional "Regulação da Comunicação Pública", queacontece entre os dias 21 e 23 de março no Auditório Nereu Ramos da Câmara dosDeputados em Brasília. O evento, que é promovido pela Câmara dos Deputados e a FrenteParlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação comParticipação Popular (Frentecom), tem como objetivo discutir as experiênciasdas legislações que dão suporte à comunicação pública em diferentes países. A Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) fará sua participaçãono dia 23, que é reservado aos debates das plenárias setoriais.

O seminário pretende subsidiar os atores sociais brasileiros na proposição de políticas que assegurem a pluralidade de idéias e opiniões; que respeitem e valorizem a diversidade da cultura nacional; que garantam a todos os cidadãos e cidadãs o pleno exercício do direito à comunicação e à liberdade de expressão. As propostas discutidas serão consolidadas em documento oficial, aprovado em plenário ao final do evento.

Clique aqui para ver a programação completa. Para fazer inscrições clique aqui.

Bruno Caetano
Da Redação

Informações: Câmara dos Deputados


--
Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Agenciaabraco.com: Luto – Rodovia em péssimas condições mata radialistas comunitários em São Paulo .


agenciaabraco.com


Prêmio Agente Jovem vai reconhecer jovens que atuam em ações culturais

Posted: 08 Feb 2012 10:29 AM PST

As inscrições do Prêmio Agente Jovem de Cultura foram prorrogadas até 29 de fevereiro, o que vai permitir a participação de um maior número de jovens.

O Agente Jovem de Cultura vai reconhecer 500 jovens entre 15 e 29 anos, em todo o Brasil, que atuam e trabalham em suas comunidades com ações culturais nas categorias de comunicação, articulação e mobilização cultural; cultura e tecnologia; pesquisa, acervo e diálogos intergeracionais; formação cultural; produção e expressão artística e cultural; intercâmbios e encontros culturais; cultura e sustentabilidade.

A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Agrário.

De acordo com o edital do Prêmio, lançado no dia 12 de dezembro, durante a 2ª Conferência Nacional de Juventude, podem participar brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros que residam no país há mais de três anos. Ao todo, serão investidos R$ 5 milhões para concessão de prêmios de R$ 9 mil para cada iniciativa selecionada.
Para se inscrever basta visitar a página da secretaria nacional de juventude e preencher o cadastro.

Leia ainda a Informação Comentada e saiba mais detalhes sobre a premiação

O lançamento deste edital acontece em um momento importante, quando a juventude se articula para conquistar e garantir direitos culturais, e reconhecem que a cultura é um direito fundamental de toda a juventude brasileira.

Recentemente vivenciamos o processo de construção da segunda conferencia nacional de juventude e de todos os lugares do Brasil a juventude gritou por incentivo a cultura.
A preservação das características culturais de cada região também foram percebidas e sentidas neste processo.

Os cheiros, as cores, as musicas, as vestimentas. As características de cada região levada na mala e no jeito de cada um durante a atividade.
A divulgação do premio durante a Conferência de Juventude e o incentivo para que mais jovens possam estar participando foi importante para que a juventude percebesse que há muitos mecanismos de incentivo a cultura e que os projetos desenvolvidos pela juventude despertam interesse do Governo Federal.

È importante identificar e valorizar o que vem sendo feito por jovens que trabalham com a cultura no Brasil e ao mesmo tempo conhecer esses jovens, suas demandas e como podem interagir com os Programas Cultura Viva e Brasil Plural.

Esse prêmio é o primeiro passo de um processo de ação mais ampla e permanente, que vai envolver trabalhos de fortalecimento da formação do agente jovem de cultura, incluindo bolsas de formação, em parceria, também, com o Ministério da Educação.

No documento final da II Conferência Nacional de Juventude elaborado a partir das muitas experiências e atividades realizadas em todo o Brasil durante o processo preparatório da atividade, conta com apontamentos direitos para esta temática.

As politicas promotoras o desenvolvimento integral da juventude estão diretamente relacionadas com os processos de formação, experimentação, participação e construção de projetos de vida. Estas politicas dizem respeito a dimensões fundamentais na vida social econômica do país e devem garantir o acesso a uma educação pública de qualidade, a garantias de trabalho descente, a oportunidade de fruição, produção e circulação de suas produções culturais e de comunicação.

A cultura entrou na pauta. Deixada por muitos anos em segundo plano pelo poder público, reconhecida somente como entretenimento e valorização das formas mais eruditas, a produção cultural passou a ser vista de outra forma na ultima década.

As políticas públicas da cultura devem portanto promover, executar e divulgar a criação de mecanismos que garantam a circulação, socialização e difusão da diversidade cultural brasileira e a produção independente.

Aline Nandi – Jornal da Abraço

Agencia Abraço

Estão abertas as inscrições para o ProJovem Urbano

Posted: 08 Feb 2012 10:06 AM PST

As inscrições para o ProJovem Urbano 2012 poderão ser feitas através do site do programa por jovens que saibam ler e escrever e não tenham terminado o ensino fundamental (8ª série), esses são os requisitos para se inscrever no ProJovem Urbano 2012.

O programa é destinado a jovens entre 18 até 29 anos que não terminaram a escola e tem como objetivo contribuir para que estes possam entrar no mercado de trabalho e concluir os seus ensinos.

A modalidade visa ainda oferecer oportunidades de cidadania e desenvolvimento humano a esses jovens.

O curso tem uma duração de 18 meses e oferece um auxílio de cerca de R$100 por mês para quem participar da modalidade de ensino.

Para saber mais sobre o Jovem Urbano 2012 e fazer a sua inscrição no ProJovem Urbano 2012 acesse: www.projovemurbano.gov.br ou então ligue gratuitamente para o telefone 0800 722 7777 .

Os interessados podem procur ainda a Secretária da Família ou Assistência Social de seu município.

Luto – Rodovia em péssimas condições mata radialistas comunitários em São Paulo

Posted: 07 Feb 2012 12:01 PM PST

A democratização da informação sofre mais uma grande perda na sua incessante luta. Faleceram nesta segunda-feira (6), a repórter da Ràdio Alternativa FM de Capivarí do programa Repórter 106, Fabiana Sales e seu namorado Armando Lazarini. A fatalidade ocorreu em um grave acidente de moto na Rodovia do Açúcar, que liga Itu à Piracicaba no interior de São Paulo.

Fabiana Salles, de 24 anos, e Armando Lazarini , de 28, morreram em decorrência de mais uma negligência do governo do estado de São Paulo. A Rodovia do Açúcar encontra-se em péssimas condições de uso, e há vários anos a população vem reivindicando reformas e duplicação da via.

O Coordenador da Abraço-SP (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária de São Paulo) Jerry de Oliveira, diz que a entidade reforçará as reivindicações para que a rodovia seja duplicada, fazendo uma apelo ao governo do estado. "A Abraço não poupará esforços para que as vítmas deste trágico acidente automobilístico não se transformem em apenas números estatísticos, mas sim em pessoas valorosas que ajudaram de forma voluntária para o engrandecimento da Rádio Alternativa de Capivarí e da Luta pela Democratização da Comunicação", protestou Jerri.

Bruno Caetano
Da Redação

Minicom lança novo aviso para habilitação de rádios comunitárias

Posted: 07 Feb 2012 07:22 AM PST

O segundo aviso de habilitação para rádios comunitárias foi publicado nesta sexta-feira (3) no portal do Ministério das Comunicações. Desta vez, 75 municípios dos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato-Grosso, Pernambuco e Rio Grande do Sul, serão contemplados. As entidades interessadas tem até o dia 03 de abril para se inscreverem.

De acordo com o aviso, o Minicom tem o objetivo de universalizar o serviço de radiodifusão comunitária até o fim de 2013. "As rádios comunitárias são importantes porque dão voz às comunidades onde estão inseridas e servem para divulgação e preservação da cultura local. É um espaço diferenciado que a comunidade tem", diz a coordenadora de Radiodifusão Comunitária do MiniCom, Sibela Portela.

No cronograma do Minicom estão previstos 11 avisos para este ano, e mais 13 para o ano que vem, contemplando ao todo 1.425 municípios. Inicialmente, a preferência são as localidades que ainda não possuem nenhuma rádio comunitária outorgada e sem algum processo em andamento no Ministério. Posteriormente serão contemplados os municípios que já apresentaram novas demandas por rádios comunitárias.

Na quinta-feira (2), a presidente Dilma Rousseff enfatizou a universalização do serviço de radiodifusão comunitária em uma mensagem enviada ao Congresso Nacional.

Para ver a relação das cidades, a documentação exigida, os locais de inscrições e as instruções sobre como participar do aviso, clique aqui.

Bruno Caetano
Da Redação

Com informações do Ministério das Comunicações


--
Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

Flashes automáticos neste Carnaval.


Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
Reportagem sem ter ninguém na emissora
  Entre com reportagens automaticamente no ar sem ter ninguém na emissora com o ARS300!
ARS300
• Reportagem automática sem operador no estúdio
• O primeiro do Brasil
• Tecnologia inovadora e exclusiva Teletronix
• Inteligência microcontrolada
• Reportagem via telefone com qualidade
• Fácil instalação e operação
 
  FAÇA FLASHES, REPORTAGENS, COMERCIAIS, TUDO AO VIVO SEM TER NINGUÉM NA EMISSORA!
Informações
Atendimento Site
Indique

-- Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dilma promete universalização do serviço de Radcom até 2013 .

Posted: 05 Feb 2012 09:01 AM PST
Em uma mensagem enviada ao Congresso Nacional nesta quinta-feira(2), a Presidente Dilma Rousseff prometeu a universalização do serviço de radiodifusão comunitária até 2013. Falando sobre a conclusão de revisão do Marco Regulatório das comunicações, a carta diz que "com o objetivo de integrar em um único regulamento os procedimentos relativos a todos os serviços de radiodifusão, seus ancilares e auxiliares, bem como outras evoluções visando à simplificação dos processos de outorga e pós-outorga", assegurou.

A presidente afirmou que para a radiodifusão comunitária, o objetivo do governo é ter agilidade e eficiência a partir deste ano. Para isso combinou dois conjuntos de ações: a de universalização, possibilitando o alcance de municípios ainda não cobertos pelo serviço, e a de atendimento de demanda reprimida, o que totalizará 1.425 municípios com emissorascomunitárias.

O Coordenador Executivo da Abraço Nacional (AssociaçãoBrasileira de Radiodifusão Comunitária), José Sóter, disse que a universalização anunciada é bem recebida, embora seja preciso atingir muito mais localidades do que as cerca de 1500 ditas na mensagem de Dilma. "Atualmente temos cerca de 30mil localidades sem qualquer meio de comunicação e com o anunciado deveremos chegar acerca de 6.000 localidades, portanto ainda ficarão faltando cerca de24.000", argumentou.

Sóter ressaltou ainda que a importância do serviço de radiodifusão comunitária, não fica devendo a nenhum outro tipo de veículo, portanto não deveria ter tratamento diferente. "Nós da Abraço sempre defendemos que a regulação da radiodifusão deveria ser comum a todos os serviços, pois não podemos continuar sendo tratados como um veículo de segunda categoria. A radcom é radiodifusão", .afirmou.

Bruno Caetano
Da Redação

--
Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Fwd: Link Móvel com preço especial para o Carnaval

Se você não conseguir visualizar esta mensagem, acesse este link
Link Móvel SP1045
Link Móvel
SP1045 - Link Móvel
Características do Link Móvel
SP1045 da Teletronix!
  • Mobilidade para suas transmissões externas
• Qualidade de estúdio
• Altíssima sensibilidade de recepção
• Alimentação 12V (bateria do automóvel)
• Painel digital com seletor de canais
• Ideal para link de áudio entre carros de som
• Kit completo
(Transmissor, Receptor, Cabos e Antenas).
Link Homologado
Contato Equipamentos para Radiodifusão

35 3473.3700 . 3473.3710
contato@teletronix.com.br
www.teletronix.com.br
Teletronix
Indique Teletronix

--
Maninho Foto sempre na luta pela verdadeira Rádio Comunitária